A importância das famílias no desenvolvimento de hábitos de leitura.
Alguns conselhos de leitura para a família
A leitura infantil em família envolve muito mais do que a troca de conhecimentos, tem a ver com a aproximação entre pais e filhos.
Dedicar algum tempo para criar essa ligação, além de fazer com que os pequenos se sintam mais mimados e protegidos, é capaz de despertar o gosto pela leitura para o resto da vida.
Particularmente para as crianças, o contacto com a leitura diária desde cedo desperta a imaginação e a curiosidade, amplia a visão do mundo, favorece a compreensão da escrita e a fluência da língua.
1. Dar o exemplo
É importante que os pais leiam para os seus filhos, mesmo que estes sejam ainda bebés.
Esse ato estimula a criatividade, o conhecimento e faz a criança ter contacto com palavras, que logo farão parte do seu vocabulário.
Levar os pequenos a uma biblioteca, livraria ou encontros literários pode fazer com que elas se apercebam da importância de um livro.
2. Rotina
Dedicar momentos à leitura infantil, desde os primeiros anos de vida dos filhos, é o caminho para adotar essa atividade como um ritual.
Assim, é importante estipular um horário sempre de forma lúdica, para que não se torne uma obrigação, mas crie uma expectativa positiva, prazerosa.
3. Cantinho da leitura
Ter um cantinho da leitura em casa, com algumas opções ao alcance mais fácil dos pequenos, é uma boa forma de despertar o seu interesse.
4. Utilize a tecnologia a favor da leitura em família
É comum os pais utilizarem os meios eletrónicos para distraírem os seus filhos, quando precisam de fazer alguma coisa. O importante é que esse artifício não seja usado por longos períodos de tempo, para que não haja o hábito da criança recorrer sempre à TV, ao computador ou ao tablet, na falta do que fazer.
Contanto que a leitura não aconteça próxima ao horário de dormir, o uso de tablets e e-books pode ser um bom aliado, de vez em quando.
5. Respeite as escolhas de cada um
Para facilitar o processo da leitura infantil em família e torná-lo realmente agradável, os pais precisam de conhecer o mundo dos pequenos e respeitar os seus interesses. Sugerir obras com muito texto, por exemplo, pode atrapalhar.
6. Faça o seu filho interagir
Perguntar como o seu filho interpreta alguma imagem, o que ele achou de alguma personagem ou o que ele percebeu no final da história são ótimas formas de tornar o momento da leitura em família divertido e interessante.
Em primeiro lugar, devo felicitar a autora deste blogue pelo seu trabalho, está muito abrangente e interessante. Em segundo lugar, por trazer um assunto pertinente como é o papel de mediador que os pais e encarregados de educação devem desempenhar na promoção da leitura recreativa.
ResponderEliminarNuma era em que os meios tecnológicos assumem cada vez mais relevância no nosso dia a dia, fazendo com que crianças e adultos se afastem cada vez mais dos livros, é fundamental incentivar a leitura no meio familiar, pois a família é o melhor aliado das escolas para a melhoria dos níveis de literacia das nossas crianças e jovens.
ResponderEliminarEste blogue irá contribuir, certamente, para incentivar a leitura de obras adequadas às diferentes faixas etárias e constituir uma ajuda às famílias na escolha das melhoras obras.